top of page
alianca_edited.jpg

Aliança das Igrejas
Cristãs de Nova Vida

Anualmente, cada pastor da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida escolhe se unir ao Bispo Primaz num ato de reconhecimento da sua liderança. É uma união voluntária baseada na certeza de que quando homens andam em união ali Deus ordena a sua unção e benção (veja Salmo 133). Não há um exercício de poder na Aliança, mas de autoridade constituída por Deus e reconhecida pelos que acham no seu líder aquele que pode dar coesão e direção à denominação.

A Aliança compreende três compromissos:

1

De andar 
em harmonia doutrinária

2

De observar
o código de ética pastoral da ICNV

3

De manter
a responsabilidade e transparência fiscal, inclusive dizimano das entradas da igreja local para a sede nacional 

Lidernaça da Aliança

Liderança é uma realidade em todos os tempos e lugares. Seja entre primitivos ou sociedades sofisticadas, ela se faz presente e viabiliza a ordem e os rumos dos povos. Há lideranças sinistras e predatórias; outras existem por consenso popular. Mas, na igreja, ela existe por outras razões. Deus as constitui para promover a união e o amadurecimento do seu povo (Efésios 4). Desde a escolha dos 12 apóstolos e dos primeiros diáconos até ao envio dos primeiros missionários pelo conselho dos apóstolos em Jerusalém, a igreja teve seus rumos assegurados por bons líderes, guiados pelo Espírito Santo.

Em 1976, a Igreja Pentecostal de Nova Vida (nome original da denominação) passou por um processo de desconforto e redefinição. A liderança, na forma que se achava na época, era inadequada para fazer face às necessidades criadas pelo crescimento e multiplicação das igrejas. Esta igreja, pentecostal, missionária e apostólica, por natureza, teve que se adaptar a sua nova realidade. Sob a regência do seu fundador, Reverendo Roberto McAlister, foi adotado o governo episcopal; isto é, uma igreja regida por bispos. Ele se tornou o primeiro Bispo da IPNV e, logo em seguida, ordenou outros dois para serem seus auxiliares.

Muito tempo se passou desde então. Muitas mudanças ocorreram desde o falecimento do Bispo Roberto em 1993. Hoje, o seu filho e sucessor, Walter Robert McAlister Junior, é o Bispo Primaz da Igreja Cristã Nova Vida e há 18 anos conduz a igreja, capacitado por Deus e com o auxílio de um Colégio de Bispos. O Bispo Primaz representa a denominação interna e externamente e dá voz à visão da ICNV.

Colégio de Bispos

O Colégio de Bispos compreende as três casas episcopais: A Primazia, a Prelazia, e a Junta Episcopal. O Colégio é liderado pelo Primaz que, por sua vez, conta com os membros para auxiliá-lo no pastoreio dos membros do Presbitério Nacional.

A Prelazia

A Prelazia é composta pelos “Bispos Conselheiros”. Estes são os bispos “senior” e são os conselheiros mais próximos ao Primaz. A diferença entre a Prelazia e Junta Episcopal é pouca, uma vez que a ICNV ainda é uma igreja jovem. Não há dúvida que com o tempo esta diferença se tornará mais crítica nos assuntos nacionais. Por isso, houve consenso entre os bispos que esta estrutura fosse instaurada já para criar mecanismos que comportariam futuros desdobramentos. Atualmente, os Bispos Conselheiros são o Revm. Rubem Pinheiro Barreto (Nova Iguaçu – RJ) e o Revm. Ubirajara Fernandes (Marechal Hermes – RJ).
Topo A Junta Episcopal

Os membros da Junta são os “Bispos Pastorais”. Estes trabalham junto aos pastores, prestando ajuda, conselho e supervisão, segundo as determinações do Primaz (aconselhado pela Prelazia). Os primeiros dois membros desta casa são o Revm. Luiz Paulo Cavalcante (Botafogo – Rio de Janeiro, RJ), e o Revm. Carlos Alberto José (Nilópolis, RJ), Revm. Celso das Chagas Costa (Vila da Penha – Rio de Janeiro, RJ), Revm. Jorge Carvalho Virgínio (Fragoso – Magé, RJ) e o Revm. Paulo Lima (Marechal Hermes – Rio de Janeiro, RJ).

Presbitério Nacional

O Presbitério Nacional tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre os pastores e o seu pastor, que é o Bispo Primaz. É composta por todos os Pastores-Presbíteros da denominação. É, também, o termo usado para denominar uma reunião semanal na qual nossos pastores voltam a ser membros, a serem ovelhas. Nesses encontros temos espaço para louvar a Deus, trazer os dízimos das entradas das igrejas para a denominação, orar e obter uma palavra de orientação.

O encontro do Presbitério é aberto apenas aos pastores da Igreja Cristã Nova Vida. Discutimos nossa doutrina e tratamos de teologia de modo dinâmico e sem anular ninguém. Problemas constantes em nossos tempos são, também, objeto de exame, como o divórcio, a política, a ética pastoral etc. Ouvimos uns aos outros com muito cuidado.

Acima de tudo, a reunião semanal do Presbitério Nacional é um exercício de união. Ao estarmos juntos, celebrarmos a Ceia do Senhor e orarmos uns pelos outros, laços são fortalecidos, os desanimados amparados e a igreja se renova em unção e visão.

?Leia sobre: é IPNV ou ICNV

bottom of page